Timóteo marca o mês de outubro com ações voltadas para a saúde da mulher

No próximo dia 20 as unidades de saúde do município funcionarão em horário estendido entre 17h e 20h
Reprodução
I031002.jpg
Outubro Rosa promove conscientização das mulheres

Outubro é conhecido mundialmente como o mês da conscientização, prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste ano, a campanha “Outubro Rosa” da Prefeitura de Timóteo visa promover ações educativas e informativas sobre a doença, inclusive incentivando e facilitando o acesso das mulheres aos serviços de saúde. 

Para marcar o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo preparou também uma abordagem interativa, distribuindo entre o público alvo panfletos que, além de informações importantes, estimulam a criação de uma corrente de conscientização pelas redes sociais, através da postagem de fotos com filtro cor de rosa com a #essalutaédetodas, numa verdadeira onda rosa em favor da vida. 

Fila zero e Dia D

A mamografia é um exame essencial de diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Com o intuito de zerar as demandas pelo exame no município, a Secretaria vem realizando desde o mês de agosto deste ano mutirões em atendimento as mulheres de todas as regionais do município. “A expectativa é que até o final do mês de outubro não haja mais fila de espera para mamografias”, destacou o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais. 

Também está programado para 20 de outubro, o “Dia D” da Saúde da Mulher com horário estendido em todas as unidades de saúde do município, entre 17h e 20h, para orientações sobre os cuidados com as mamas e coleta de preventivos.

“Nossa intenção ao estender o horário das unidades é que todas as mulheres sejam assistidas, inclusive aquelas trabalhadoras que não conseguem procurar o serviço de saúde em horário comercial”, informou Ana Paula Campos, gerente da Atenção Primária à Saúde de Timóteo.


 

Fonte : PMT

Compartilhe: