Educação é sinal de desenvolvimento

Investimentos em obras, infraestrutura e projetos para Timóteo escrever um futuro cada vez melhor
PMT
I031062.jpg
Educação

A Prefeitura de Timóteo desenvolveu ao longo dos últimos quatro anos uma série de ações para garantir uma educação de qualidade para todos. Para chegar onde estamos e continuar avançando foi preciso focar em um objetivo: conhecimento para crescer. Todos esses projetos são mais que resultados, são geração de valor para toda a vida.


OBRAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA

- CEMEI do Macuco

Construção do Centro Municipal de Educação Infantil que atenderá 120 crianças. 

O prédio possui berçário, maternal, educação infantil, cozinha, lavanderia, lactário, sala de professores, direção/secretaria, refeitório, banheiros adaptados, espaços para banho de sol e pátio externo.

- Escola do Macuco

Construção da escola com 14 salas de aula, além de área administrativa, quadra poliesportiva, cozinha, refeitórios e vestiários. 

Na unidade irão acontecer as aulas das turmas da Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e, ao final da obra, os estudantes da Escola Clarindo Carlos Miranda também passarão a estudar na nova unidade.

- UMEI Cantinho da Descoberta

Construção do muro visando a segurança dos funcionários e das 60 crianças que são atendidas em período integral. 

- UMEI Ruimar Bertelli Machado

Construção do prédio que atende 60 crianças em tempo integral.

O prédio possui salas de berçário, maternal, cozinha, lavanderia, lactário, sala de professores, direção/secretaria, depósito, refeitório, anfiteatro externo, banheiros adaptados, espaço para banho de sol e pátio externo.  

- Centro de Convivência Virginie Petit

Reforma do prédio que abriga as atividades do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (CREIA).

Na unidade são realizadas oficinas de braile, libras, acompanhamento pedagógico para alunos cegos e surdos, oficina de orientação e mobilidade, aulas de artesanato, dança, música/coral, entre outras.

- Nova sede da Secretaria de Educação 

Mudança da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para imóvel próprio localizado no Centro-Norte, próximo ao Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins.

- E.M.I. João Bolinha e CMEI/EJA

Cobertura da Quadra.


ASSISTÊNCIA AO ALUNO 

Cuidado e atenção Nota 10!

- Uniforme Escolar
Distribuição de kits com camisas, camiseta, bermuda, short-saia, calça, jaqueta, meia e tênis para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.

- Material Escolar
Distribuição de kits com mochila, porta-lápis, lápis, lápis de cor, canetas, cadernos, borracha, apontador e régua para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.

- Merenda Escolar
Melhoria na qualidade da merenda com a utilização de produtos orgânicos da agricultura familiar.

 

Educação Nutricional nas escolas municipais por meio de visitas técnicas e palestras, promovidas pelo setor de Nutrição da Secretaria de Educação.
 

Fornecimento de kits de merenda escolar aos alunos da rede municipal e das creches conveniadas, que se enquadram na situação de extrema pobreza, durante a pandemia.

- Frota e logística
Aquisição de veículos para a Secretaria de Educação utilizados exclusivamente no transporte e distribuição de merenda escolar, material pedagógico, higiene e limpeza.


GESTÃO DE QUALIDADE

Responsabilidade e valorização profissional.

- Sistemas de Gestão Educacional
Informatização dos trabalhos realizados pelos professores - diário on-line e secretaria.

- Eleição para escolha dos diretores e vice-diretores
Retorno da eleição para escolha dos Diretores e vice-Diretores das Escolas Municipais. 

- Jornada de 1/3 da carga horária
Fixação da jornada de 1/3 da carga horária destinadas às atividades extraclasse para os professores que atuam no ensino regular.

- Concurso Público 
Nomeação dos aprovados do Concurso Público Editais 2014 e 2019. 

- PGFE - Programa de Gestão Financeira Educacional

Reajuste do repasse do PGFE em 100%, em 2018. 

Escola Segura - Aquisição de sistema de monitoramento e vigilância eletrônica. 

PGFE Área Verde - recurso quadrimestral destinado à contratação de serviços de manutenção nas áreas verdes das unidades escolares. 

Implantação e normatização da gestão e execução dos recursos do PGFE, garantido mais eficiência, transparência e responsabilidade com o dinheiro público.

 

GERÊNCIA PEDAGÓGICA 

Educar é a nossa Prioridade.

- Projeto Descortinar

O projeto atende 5.800 alunos da educação infantil e fundamental com aulas nas bibliotecas da escola com foco na literatura infanto-juvenil. 

- Projeto Tempo Integral

Acompanhamento pedagógico, psicomotricidade e educação artística para alunos das Escolas Angelina, Ana Moura, IMETT, Limoeiro e Novo Tempo.

- Projeto Sala de Recursos Mista

Projeto com estratégias diversificadas e abordagens lúdicas, destinado aos alunos de baixo desempenho ou da educação especial.

- Olimpíadas do Conhecimento

Participação nas diversas áreas das Olimpíadas do Conhecimento.

- Formação continuada

Aperfeiçoamento profissional a todos os servidores da Secretaria de Educação por meio de palestras, oficinas, fóruns e seminários.

- Olimpíadas Escolares de Timóteo

Realização da III Olimpíadas Escolares de Timóteo com a participação de 1300 alunos das escolas públicas e privadas competindo em várias modalidades.

- JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais

Participação nas etapas regionais e estaduais dos jogos. 

- Projetos 

1700 alunos contemplados pelos projetos Mudando Vidas (ASSEIT), Sons da Cidadania, Ajudôu, Proerd, Transitolândia e Progea. 

- Núcleo Psicossocial

Núcleos regionais de atendimento psicológico e de assistência social aos alunos da rede pública.

Fonte : PMT

Compartilhe: