Praça 1º de Maio recebe show da Banda e do Coral Adevita

Evento promete encantar público no dia 08 de dezembro com músicas nordestinas e ritmos brasileiros, além de clássicos
Divulgação
I031130.jpg
Banda da Adevita

A população de Timóteo e região terá a oportunidade de assistir a apresentação gratuita do show da Banda e do Coral Adevita na próxima quinta-feira (08), na Praça 1º de Maio, a partir das 18h30.  O espetáculo foi produzido pela Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA) especialmente para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, comemorado no dia 13 de dezembro.  O evento conta com o apoio da Prefeitura de Timóteo.

O show promete emocionar o publico presente com um repertório recheado de sucessos de grandes expoentes da música popular brasileira. Alem da Banda e do Coral, o evento contará também com a apresentação de fanfarra. Com direção dos professores e músicos Elioenai Souza e Alice Magalhães, a banda e o coral são formados por 20 integrantes com deficiência auditiva e visual, que participam das oficinas de musicalidade e de canto do CREIA (Centro de Referência em Educação Inclusiva) vinculado à Secretaria  de Educação de Timóteo.

A Banda Adevita iniciou suas atividades com uma dupla, o nordestino Josemar Araújo Silva e sua esposa Sara, que fizeram o convite a outros alunos do CREIA para formarem uma banda.  Carregando a cultura de um de seus fundadores, no repertório, não poderiam faltar músicas nordestinas e ritmos brasileiros como o samba e a MPB. A seleção foi feita de acordo com o gosto musical dos alunos, que interpretarão suas canções preferidas. 

Ato público

Antes das apresentações artísticas, será feito um ato público de apoio à causa  do deficiente visual com uma caminhada em torno da Praça 1º de Maio.  A ADEVITA é uma entidade de Timóteo com certificado de utilidade pública municipal e estadual, que atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual e auditiva. 

O Dia

“O Dia da Pessoa com Deficiência Visual existe desde 1961 e foi criada com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade”, comenta a coordenadora do Núcleo de Deficientes Visuais da ADEVITA, Cláudia Peri. De acordo com ela, mais do que proporcionar um momento de lazer e de boa música, o espetáculo combate o capacitismo que é o preconceito contra as pessoas com deficiência que se manifesta de várias formas, como a vitimização, a infatilização ou a glorificação (heroicização).

“As pessoas cegas ou com baixa visão sofrem diversas formas de preconceito ao longo da vida, o que inclui a falta de acessibilidade e a negação de suas habilidades. A população tem que entender melhor o universo das pessoas com deficiência visual e contribuir para reduzir o capacitismo e promover a inclusão”, opina a coordenadora. O espetáculo da Banda e do Coral Adevita é um exemplo do protagonismo das pessoas com deficiência visual. “Através do canto e da música, eles compartilharão seus talentos com a sociedade”, cita Cláudia Peri, convidando os moradores de Timóteo e região a participarem do espetáculo. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem