Evento avalia avanços em favor da inclusão e da acessibilidade

Encontro musical acontece na Praça 1º de Maio no dia 08/12, às 18h30, com a banda,coral e fanfarra da ADEVITA.
PMT
I031136.jpg
PCD

Às vesperas do Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência (03/12), entidades e poder público de Timóteo realizaram encontro para falar sobre a superação de barreiras e a garantia da inclusão. Na manhã desta sexta-feira (02), no auditório da Prefeitura , foram feitas reflexões e verificadas as medidas tomadas no município de Timóteo em favor da inclusão e da acessibilidade.

O prefeito Douglas Willkys falou sobre a implantação de importante equipamento, o Centro Dia, inaugurado no início deste ano, para atender jovens e adultos, com idade entre 18 e 59 anos, que tenham algum grau de dependência de cuidados. “Tivemos um empenho da Secretaria de Obras que seguiu o mapeamento dos principais pontos para adaptação de calçadas para cadeirantes, parquinho com balanços para pessoas com necessidades especiais, a construção de elevador no prédio do Paço Municipal, aquisição de sinalização específica, como aumento do número de vagas para deficientes físicos e pisos táteis para pessoas com deficiência visual. Estamos aqui, prontos para atender o que ainda precisamos melhorar”, disse Douglas.

A presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas Com Deficiência de  Timóteo, Diva Martins Gonçalves, valorizou o trabalho das entidades da sociedade civil que trabalham em favor da pessoa com deficiência, estimulando-os a serem protagonistas da sua história.

“Este evento marca a data e leva informações à comunidade mas sobretudo nos faz lembrar do nosso compromisso com  a acessibilidade e a mobilidade. Garantir a qualidade da inclusão é uma luta que deve ser fortalecida diariamente”, disse Rosanna Borges, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Em seu pronunciamento, o vereador Roberto Gomes de Souza  (Beto do Estofamento), contou que contraiu meningite na infância e por isso se tornou cadeirante. Lembrou que fotografou cada local da cidade onde era mais necessário ter uma rampa e encaminhou para o secretário de Obras. O auditório da Prefeitura ganhou rampa de acesso ao palco para a cerimônia de posse dos vereadores. “Temos que estar preparados para avançar”, falou Beto.

A palestrante Vania Lamas, conselheira e presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, enfatizou que é necessário valorizar a pessoa e não a deficência, quando citou a lei 13.146, instituída em 2015. Citou que dentre os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) está o empoderamento das pessoas de moda que estas influenciem os programs e políticas que afetam suas vidas. “É preciso pensar em novas formas para intensificar os processos de inclusão e acessibilidade. A nossa pauta não é de privilégios. Precisamos que todos se mobilizem para uma causa que é justa, de respeito, de dignidade”, ponderou Vânia.

O evento contou com as apresentações da Banda da Associação dos Deficientes Visuais (ADEVITA), coordenada pelo professor de musicalidade Elioenai do Carmo Souza e com a Banda Brasil Excepcional da APAE de Timóteo, coordenada pelo professor Tail Timóteo.

Evento
A Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo (ADEVITA), convida para a apresentação musical a ser realizada no dia 08 de Dezembro, às 18h30, na Praça 1º de Maio, no centro Norte. A comemoração do Dia da Pessoa com Deficiência Visual levará até a praça, a Banda Adevita, o Coral Adevita e a Fanfarra.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem