Timóteo realiza festa congadeira agora em janeiro

Município receberá visitantes de outras localidades
PMT
I031183.jpg
Reis festeiros

A Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo realizará a segunda Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, nos dias 21 e 22  de Janeiro de 2023, sob a coordenação dos reis festeiros Maria Clara Guido e capitão Gleisson Rodrigues. 
Na ocasião do evento, os reis festeiros farão um tributo à Fabíola Batista da Silva Félix ( Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo) e João Batista Cardoso ( Guarda de Moçambique de Angola de Araguari), congadeiros que faleceram em outubro de 2022 e deixaram muitas saudades.
Estão previstas as presenças de visitantes ilustres vindos de outros municípios, com suas Guardas ou Terno de congadeiros para louvar os três santos homenageados. Na data, o município de Timóteo celebra seu santo padroeiro, São Sebastião, conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. 
Foi durante a colonização portuguesa no Brasil que o santo ficou conhecido pelos seus feitos. Conta-se que na batalha que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto lutando entre os mamelucos, índios e portugueses em defesa das terras brasileiras. A batalha teria acontecido no dia 20 de Janeiro, dia em que é sempre lembrado.
Contribuições
Nos dias que antecedem a segunda Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, os integrantes e amigos da Guarda de Congo São Sebastião de Timóteio recorrem às contribuições da comunidade para servir café da manhã, almoço e lanche da tarde aos visitantes que passam o dia na cidade reverenciando os santos. 
A rainha conga Elizabeth Pinheiro tem feito campanha para arrecadação de pó de café, leite, pão, biscoitos e óleo de cozinha. “Muitos vêm de longe, viagem longa e cansativa para os idosos, acordam muito cedo para participar da nossa festa. Temos que recebê-los com muito carinho e fazer as honras da casa, assim como somos bem recebidos quando participamos de festas em outras localidades”, conta Elizabeth.  As doações podem ser encaminhadas para avenida São João, nº 370, bairro São José. Mais informações pelo whatsapp (31)98820-5766.
 

Fonte : PMT

Compartilhe: