Prefeitura de Timóteo mobiliza equipes da Assistência Social e Obras para atender famílias desalojadas, fazer limpeza e desobstruir vias

Administração Municipal edita decreto declarando situação de emergência por causa das chuvas intensas que provocaram inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e colapso de edificações 5
Defesa Civil

A Prefeitura de Timóteo, por meio das Secretarias de Obras e de Assistência e Desenvolvimento Social, atualizou as informações sobre as ações desenvolvidas no enfrentamento aos estragos provocados pela chuva que caiu na cidade nas últimas horas.

De acordo com boletim da Defesa Civil, publicado na manhã desta segunda-feira (9) com base nas informações do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Piracicaba para Timóteo e região, o nível do rio às 9h estava em 580, sendo que o nível de alerta é de 540. O nível de inundação é 620.

Conforme levantamento da Assistência Social 43 pessoas (17 famílias) foram abrigadas na Escola José Ferreira Maia e outras 4 pessoas foram alojadas na Escola Municipal Infantil João Bolinha. As duas escolas estão situadas no distrito de Cachoeira do Vale.

Essas famílias foram transferidas das suas casas por causa da elevação do leito do rio Piracicaba que no domingo começou a provocar alagamentos na parte baixa da Rua João Pedreiro.  A prefeitura disponibilizou caminhões e pessoal para remover os pertences dessas famílias desalojadas.

A secretária Rosanna Borges explicou que as famílias estão abrigadas em salas de aula e recebendo todo o apoio da administração municipal com refeições. Segundo ela, outras 34 pessoas (seis famílias) que estão ilhadas na Fazenda dos Maias, no Bairro Alegre, estão recebendo apoio e suporte da Administração municipal como alimentação.

Ela reforçou ainda que as famílias que deixaram as suas casas, seja por causa de alagamento ou risco de queda de encostas, e foram abrigadas em casas de parentes precisam procurar o CRAS e informar a situação para que o poder público possa fazer o acompanhamento e prestar a assistência devida.

LIMPEZA

Nas primeiras horas desta segunda-feira a Secretaria de Obras mobilizou quatro equipes para fazer a desobstrução de vias, remoção de árvores quebradas e limpeza em diversos bairros da cidade. Neste início de semana os trabalhos estavam concentrados nos bairros Novo Tempo, Ana Rita, Limoeiro, Petrópolis e João XXIII. Ao mesmo tempo o pessoal da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continua percorrendo os bairros da cidade para levantar os riscos e orientar a população.

DECRETO

Ainda no último sábado foi editado o decreto n° 5.732 que declara situação de emergência no Município de Timóteo em virtude das chuvas intensas que provocaram inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e colapso de edificações.

As intensas e volumosas precipitações pluviométricas ocorridas no sábado (06) e no domingo (07) afetaram toda a cidade de Timóteo ocasionando massivos danos a diversas propriedades, comprometendo vias, equipamentos, propriedades públicas e privadas, móveis e imóveis.

Galeria de Imagem