PMT

Xô Dengue!
Na manhã do último sábado de carnaval (18), a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo realizou um desfile no centro norte da cidade, que percorreu um trecho da Alameda 31 de Outubro e retornou à Praça 1º de Maio. Os foliões com máscaras do mosquito Aedes aegypti e plaquinhas chamaram a atenção da população para cuidar melhor do quintal, em uma ação educativa para eliminar os focos com larvas.
O bloco ”Xô Dengue, Mió Aqui do Que na UTI”, foi puxado pelo trio elétrico formado pelos músicos e artistas: Dani Alves, Junio Endrik, Juscimar Gonçalves e Ramon Soares acompanhados pela ala mirim da bateria da Escola de Samba Império da Sede, sob o comando do mestre Luís Fabiano dos Santos. Ao som das tradicionais marchinhas de carnaval, as letras foram adaptadas de forma muito criativa para dar o recado à população timoteense.
Estado de alerta
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares, o município está sob estado de alerta com o índice geral de 5,5% segundo a pesquisa do primeiro LIRA de 2023. “Considerado risco alto para epidemia, alguns bairros possuem valores superiores a este, mostrando que a população conhece os riscos e mesmo assim, se omite na hora de fazer a sua parte. Por isso, é melhor se prevenir contra o mosquito que causa o maior estrago na saúde das pessoas”, alerta a gerente. As medidas são simples: caixas dágua bem tampadas, eliminar pratinhos dos vasos de plantas, cobrir bem os tambores e recipientes que armazenam água, lavar as vasilhas de água dos animais diáriamente, manter calhas limpas e sem folhas, jogar água sanitária nos ralos dentro e fora de casa, vistoriar o quintal habitualmente para eliminar os focos com água parada.