Saúde de Timóteo disponibiliza serviços em atenção especial às mulheres

As unidades básicas de saúde promovem ações durante todo o mês de março e também no dia 08, Dia Internacional da Mulher
PMT
I031263.jpg
Março Lilás no Centro de Saúde João Otávio

O mês de março é marcado pela atenção especial às mulheres, ocasião da campanha Março Lilás que previne e combate o câncer de colo do útero. A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo está disponibilizando vários serviços com prioridade para o público feminino na quarta-feira (08/03),  Dia Internacional da Mulher, em horário especial das 18h30 às 20h30 no Centro de Saúde João Otávio, à Avenida Vinte, nº 136, bairro Olaria. 
De acordo com Ana Paula Campos, gerente de Atenção Primária, “especialmente na quarta-feira, 08 de março, serão oferecidos atendimentos de Vacinação; Teste Rápido para Sífilis, Hepatite e HIV; Nutricionista; Psicólogo; Aferição de Pressão; Odontologia; Coleta de Exame Citopalógico (Preventivo); Orientações de Saúde; Informações sobre a Academia de Saúde instaladas em várias praças da cidade; Corte de Cabelo e Escova em parceria com profissionais do SENAC. As interessadas deverão se apresentar com cabelo limpo porque a unidade não dispõe de estrutura adequada para lavatórios”, explica a gerente. Ana Paula esclarece que não é necessário agendamento prévio para participar dos atendimentos do dia 08 de março.
Preventivo
A coleta para exame citopatológico (Preventivo) será realizada em horário extendido (durante todo o dia, até às 19h), nos dias 15/03, 22/03 e 29/03, em todas as unidades básicas de saúde. Nestes dias será necessário agendar o atendimento com antecedência. Procure a UBS mais próxima de sua de sua casa e marque o seu exame.
Câncer de Colo do Útero
O Câncer de Colo do Útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no Brasil e a quarta causa de morte de mulheres. A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida orienta as mulheres quanto à prevenção e disponibiliza, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos com ações durante todo o mês de março nas unidades básicas de saúde do município.
 

Fonte : PMT

Compartilhe: