Evento discute igualdade de oportunidades para todos os cidadãos

Pessoas com Deficiência, familiares e entidades de serviço falam sobre conscientização das pessoas que não vivenciam deficiência.
PMT
I033086.jpg
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Timóteo (CMDPCD) e entidades inscritas que prestam serviço para este público no município, realizaram nesta sexta-feira (1º de Dezembro), evento que chamou a atenção da população para a importância da causa no auditório da Prefeitura.
Ao compor a mesa de abertura do evento, o Prefeito Douglas Willkys lembrou das mudanças que já foram operadas nos principais prédios públicos para permitir maior acessibilidade. “Todas as mudanças que foram feitas até o momento no município foram custeadas com recursos próprios. Estamos estimando um investimento de R$ 700 mil reais na adaptação de todas as escolas municipais. Temos o compromisso de fazer com que as escolas sejam um espaço para todos. Mais do que adaptar o prédio, adaptar o ambiente, precisamos que a causa seja trabalhada de forma contínua para reduzir o preconceito”, enfatizou Douglas.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges, realçou a importância da interdisciplinaridade. “Tanto o poder público como a sociedade civil devem permanecer unidos em favor das entidades, dos familiares e das pessoas com deficiência nesse enfrentamento”, disse Rosanna. Segundo a secretária, os resultados serão mais favoráveis e mais imediatos.
O evento contou ainda com as presenças do vereador cadeirante Beto do Estofamento, da presidente do CMDPCD Rejane de Carvalho Araújo Ribeiro Faioli, do vice prefeito e secretário de Educação José Vespasiano Cassemiro (Professor Vespa), da presidente do Conselho de Saúde Maria Petronilha. Presentes os representantes das entidades Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Amor Azul), Instituto Parkinsoniano e de Doenças Neurológicas Degenerativas do Estado de Minas Gerais (Gruparkinson), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de Timóteo), Associação de Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA).
As atrações musicais e performances de dança tiveram a participação de alunos da ADEVITA e da APAE de Timóteo.
Dia Internacional da PCD 
A data de 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, enfatiza os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral, metas estabelecidas pelas Nacões Unidas.
O principal objetivo é a conscientização da sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; a promoção dos direitos humanos; conscientização da população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem