A saúde de Timóteo está em dia no ano em que o Município completa 6 décadas de emancipação

PMT
I033287.JPG
Saúde de Timóteo em dia

No ano em que Timóteo comemora 60 anos de emancipação política administrativa uma das principais conquistas registradas foi o processo de mudanças substantivas na área da saúde pública ao longo dos últimos cinco anos. Ao assumir a Prefeitura em julho de 2018, a atual gestão do município se deparou com um cenário desastroso: obras inacabadas e abandonadas no tempo, estruturas precárias das unidades de saúde, recursos humanos desmotivados, dentre outros.

De 2018 pra cá, a saúde de Timóteo enfrentou grandes desafios; passou por uma pandemia e ainda assim a Prefeitura realizou investimentos que estão mudando para melhor a vida da população. Com planejamento e trabalho sério, o resultado é uma verdadeira evolução no atendimento aos moradores da cidade.

HOSPITAL E MATERNIDADE DE TIMÓTEO

Um dos principais equipamentos de saúde do Município, o Hospital e Maternidade de Timóteo, foi adquirido pela Prefeitura em 2022. Com o fim da pandemia e a assinatura de novos contratos, os procedimentos para cirurgias eletivas que estavam suspensos voltaram a ser realizados. Nesse período foram feitos cerca de 39.000 atendimentos hospitalares, mais de 1.900 cirurgias, das quais mais de 1.000 cirurgias eletivas, representando um aumento de aproximadamente 600% em relação aos anos anteriores. 

O município também adquiriu quase R$ 2 milhões em equipamentos médico hospitalares para atualizar o parque tecnológico do hospital. Também foram feitos investimentos para a aquisição de vários equipamentos com recursos próprios municipais para equipar o bloco cirúrgico e assim realizar diversas cirurgias, reduzindo a demanda reprimida. O hospital também passou por uma reforma emergencial em sua estrutura física e continua em negociação para aquisição de novos equipamentos de saúde.

UPA 24h

Um dos primeiros compromissos da atual gestão foi a conclusão e entrega da UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro no início de 2020. Desde a sua inauguração mais de 400.000 pessoas já foram atendidas e realizados mais de 200.000 procedimentos médicos. Hoje a unidade possui Pediatra 24 horas e conquistou reconhecimento nacional com a certificação de Qualificação ONA 1 pelo Ministério da Saúde, sendo a segunda UPA de Minas Gerais a conseguir esse reconhecimento. Outro ponto importante é que durante a pandemia por covid-19, a UPA foi muito importante no atendimento da população de Timóteo e dos municípios da microrregião do Vale do Aço.

SAMU

Em 2023 a implantação e habilitação do SAMU se tornou realidade em Timóteo. Desde então foram realizados aproximadamente 5.000 atendimentos por meio de ligações telefônicas e por ambulância.  Recentemente o SAMU foi habilitado pelo Ministério da Saúde, o que possibilitará a futura ampliação dos atendimentos com a construção da sua sede própria.

CENTRO DE HEMODIÁLISE

A implantação, em 2022, do Centro de Terapia Renal Substitutiva foi outra conquista que ampliou o leque de serviços oferecidos em Timóteo à população pelo SUS. Com capacidade para atender até 300 pacientes por dia os usuários contam com 35 cadeiras de diálise e equipe multidisciplinar para cuidar da saúde de todos.

UTI PEDIÁTRICA

A inauguração da UTI Pediátrica que esperou por mais de 10 anos para entrar em funcionamento foi outra vitória da saúde pública de toda a região viabilizada pela atual gestão do Município. A UTI funciona nas dependências do Hospital e Maternidade de Timóteo, conta com Pediatra 24 horas e teve ampliado de 3 para 13 leitos de UTI Pediátrica.

UBS LIMOEIRO

A conclusão e entrega da UBS Limoeiro também é uma realidade, haja vista que antes de assumir a Prefeitura a atual gestão encontrou uma unidade inacabada e parada por 8 longos anos.  Hoje a UBS Limoeiro atende a uma população estimada em 10.000 habitantes da Regional Leste o que inclui a população dos bairros Limoeiro, Recanto Verde e comunidade do Jardim Vitória.

UBS ANA RITA

A conclusão e entrega da UBS do Ana Rita em 2020 também foi concretizada para atender a população da regional Sul. São mais de 10.000 mil pessoas beneficiadas com consultas em clínica geral, ginecologia, vacinação, consultório odontológico, cuidados básicos, triagem, coleta e curativos e programas de atenção à saúde de homens e mulheres. 

UBS NOVO TEMPO

A UBS do Novo Tempo recebeu uma reforma completa com a troca da cobertura, pisos e azulejos, rebaixamento de forro, reforma da rede elétrica e hidráulica, além da construção de muros e gradis. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem