Capacitação sobre boas práticas garante qualidade dos alimentos aos consumidores

Curso é gratuito e oferece certificação aos participantes
PMT
I033409.jpg
Capacitação sobre Boas Práticas

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo realizará no dia 23 de abril, das 19h às 21h, Curso de Capacitação sobre Boas Práticas no Comércio de Carnes, no auditório da Secretaria de Educação, localizada à Praça 1º de Maio, nº 70, Sala 19, no Centro Norte de Timóteo.
O curso aborda práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros em todas as etapas, desde a seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final com o objetivo de evitar qualquer tipo de contaminação do produto.
De acordo com a gerente de Vigilância Saúde, Ana Amélia Soares, a Secretaria oferece gratuitamente a capacitação para que todos os funcionários do estabelecimento mantenham bons hábitos de higiene e recebam treinamento de forma contínua. “É importante manter o padrão de higiene na lida diária com produtos alimentícios para garantir a saúde dos consumidores e evitar possíveis denúncias e multas contra o estabelecimento comercial”. A gerente chamou a atenção para os vários tipos de contaminação: Física (quando são encontrados fragmentos de palha de aço, cabelo, fios de barba, pedaços de unha, pedra no feijão, caco de vidro e outros);  Química (quando são encontrados resíduos de produtos de limpeza, inseticida, outros); Biológica (fungos, bactérias, protozoários, vírus, vermes, larvas).


Capacitação para Vendedores de “Comida de Rua”
No último dia 10 de abril, foi oferecida a Capacitação sobre Boas Práticas na Fabricação de Alimentos para Vendedores Itinerantes, Food Trucks e Barracas de Alimentos. Os participantes puderam verificar os cuidados de higiene na hora de servir o alimento. Algumas práticas irão garantir que o cliente consuma um alimento seguro, livre de contaminações.
A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo oferece anualmente a capacitação sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para incentivar o comércio local e vendedores itinerantes a manter um conjunto de normas técnicas, garantindo os requisitos obrigatórios da higiene e segurança alimentar de acordo com a legislação vigente. Ao seguir os requisitos obrigatórios legais, os comerciantes estarão impactando diretamente na saúde dos consumidores. Para mais informações, Setor de Vigilância Sanitária (31) 3847-7633.

 

Fonte : PMT

Compartilhe: