PMT
Joao Guilherme
A cirurgia está marcada para a quarta-feira (8), no Hospital Sírio-Libanês, onde a criança está internada desde maio
O menino João Guilherme Moreira de Souza, de 11 meses, portador da Síndrome de Alagille, receberá o transplante de fígado nesta quarta-feira (8), tendo como doador seu pai, Kayo Felipe Moreira dos Santos. A criança e o pai serão internados na terça-feira de manhã, um dia antes da cirurgia. João Guilherme terá como acompanhante a mãe, Raynara Souza Gonçalves, enquanto Kayo será acompanhado pela própria mãe, Bernadete Moreira dos Santos, avó do menino.
A Secretaria de Saúde de Timóteo irá contribuir com ajuda de custo a viagem para São Paulo, da senhora Bernadete, mãe de Kayo. Durante a estadia na cidade, os pais da criança estão instalados na Casa Hope, organização não-governamental que acolhe pessoas de outros estados que precisam de transplante, e irão permanecer lá hospedados durante todo o tempo necessário para a recuperação da cirurgia.
A transferência do bebê João Guilherme para o Hospital Sírio-Libanês, referência na América Latina em transplante, fez parte das intervenções desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, com o objetivo de agilizar o processo de transplante a ser realizado pelo Sistema Único de Saúde - SUS.