Eventos



Aperam
I005303.jpg
Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita

Cantada de Natal da Fundação Aperam Acesita

O evento é um grande espetáculo de luzes, cores e sons, que busca incentivar o espírito de Natal e resgatar as músicas que celebram a data. Com a aproximação do evento, as ruas da cidade e a fachada da Fundação Aperam ganham decoração. A Cantata é apresentada pelo Coral da Aperam, composta por adultos, e o Coral Meninos Cantores, formado por crianças de 7 a 14 anos e que faz parte das atividades do Programa de Melhoria e Qualidade do Ensino, desenvolvido pela entidade. Os cantores são regidos pelo maestro Luciano Mendes Lima e acompanhados ao piano, por Robério Molinari, e pelo flautista Aliélisson Rodrigues Rocha.


PMT
I005334.jpg
Celebração de Corpus Christi

Celebração de Corpus Christi

A Celebração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 08 de setembro de 1264, e o objetivo é celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

Em Timóteo, a celebração começou no ano de 1930, nos arredores da singela igrejinha da praça. As crianças eram vestidas de anjo e o povo saia em procissão nas ruas enfeitadas com arcos de bambus e bandeirolas. Vasos de flores, toalhas e colchas decoravam as janelas. Com a construção da Igreja Matriz, as festas começaram a atrair um número cada vez maior de fiéis.

 


PMT
I005335.jpg
Congado A Festa do Rosário

Congado / A Festa do Rosário

Uma das manifestações mais típicas do interior do Brasil e especialmente do povo mineiro é o congado. É uma manifestação que sempre esteve relacionada à Festa do rosário, é praticada em Minas Gerais desde o século XVIII. As notícias mais antigas sobre a manifestação em Timóteo são de 1895, quando o Congado de Nossa Senhora do Rosário foi criado pelo posseiro Manoel Berto de Lima. O grupo era formado por 16 homens, que se vestiam de roupas brancas e saias coloridas e ostentavam capacetes ornados de fitas e espelhos. Coma morte de Manoel Berto, houve vários períodos de interrupção da manifestação, firmando-se em 1976. A partir de 1980, as mulheres puderam participar do congado, tornando mais vivas as danças e cantigas.

 


PMT
I005336.jpg
Corporação Musical Santa Cecília

Corporação Musical Santa Cecília

Fundada em 1950 por Monsenhor Rafael, teve como primeiro regente o maestro Geraldo Macedo. Numa terra em que os pioneiros eram também poetas, seresteiros e músicos, a música encontrou um terreno fértil. Conhecida como a Banda do Rosendo ou Corporação Musical Santa Cecília. Tem se apresentado em várias cidades mineiras. Conta com um acervo variado, com mais de seiscentas músicas, desde folclórica às clássicas, e chegou a realizar trinta apresentações por ano. Possui um curso de música que atende iniciantes da arte musical.

 


PMT
I005337.jpg
Festa de São Sebastião

Festa de São Sebastião

O santo padroeiro de Timóteo nasceu em Petrória, na Itália, por volta do século III. De família cristã, foi batizado e ano depois resolveu ingressar nas fileiras romanas, chegando a ser um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. No entanto, nunca deixou de ser  um cristão convicto e ativo, pregando sua fé a soldados e prisioneiros. Padroeiro de Timóteo, a festa acontece na cidade em 20 de janeiro, na Paróquia São Sebastião, no Centro Sul.

 


PMT
I005338.jpg
Corrida Rústica de São Sebastião

Corrida Rústica de São Sebastião

Com quase duas décadas de tradição, ganhou importância esportiva e é disputada por cerca de dois mil atletas e de outros Estados.

 


PMT
I005339.jpg
Corrida Rústica Ecológica da Região Leste

Corrida Rústica Ecológica da Região Leste

Realizada em junho, a corrida passa pelas ruas dos bairros Limoeiro, Macuco e Parque Estadual do Rio Doce.

 


PMT
I005340.jpg
Enduro de Regularidade de Motocross

Enduros de Regularidade de Motocross

A Prefeitura de Timóteo e o Trail Clube Serra dos Cocais promovem a prova em abril. O evento corta o Parque Florestal do Rio Doce e conta com a participação de 80 pilotos.

 


PMT
I005341.jpg
Inox Bike

Inox Bike

É realizada na paca 1º de Maio, desde 2004, com percursos de ruas e trilhas, inclusive no Oikós. O evento integra o circuito nacional de provas montain bike e atrai cerca de 3 mil esportistas profissionais e amadores.

 


PMT
I005344.jpg
Futebol

Futebol

Assim como na maioria das cidades do país, o esporte mais conhecido e praticado no município é o futebol. Responsável pelo futebol amador, a Liga Acesitana de Desportos foi fundada em 1º de maio de 1955. Com a parceria da Prefeitura Municipal e de algumas empresas locais, o futebol é a maior atração esportiva do município.

 

  


PMT
I005342.jpg
Passeio ciclístico

Passeio Ciclístico

Com parte das comemorações do Aniversário da empresa ArcelorMittal Inox do Brasil (31 de outubro) e do Dia das Crianças (12 de outubro), há 18 anos a empresa promove um passeio ciclístico pelo interior da usina.

 


PMT
I005343.jpg
Prova de Trekking

Prova de Trekking

O “Trekking”, conhecido também no Brasil como “Enduro a Pé”, é realizado no interior do Oikós. As equipes, formadas PR três a cinco pessoas, percorrem 15 quilômetros da reserva ambiental e são orientadas por planilhas e bússola. È vencedora a equipe que percorrer todo o percurso mantendo a velocidade definida em casa trecho (pré-definidos por uma equipe técnica), perdendo assim a menor quantidade de pontos nos postos de controle.