Geólogos fazem levantamento de áreas de risco em Timóteo

PMT
I002697.jpg
CHUVA_ÁREAS DE RISCO CACHOEIRA DO VALE_8.1.14-6

Três geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério de Minas e Energia, chegaram a Timóteo nesta quarta-feira (9), para uma vistoria às áreas de risco da cidade. Os técnicos Júlio Lana, Rafael Ribeiro e Sandra Silva devem concluir nesta quinta-feira (10) o levantamento das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas do fim de 2013.


A vinda dos profissionais é uma resposta ao pedido da Prefeitura de Timóteo de apoio do governo federal. Esse levantamento vai servir de base para o projeto de reconstrução dos estragos causados pelas chuvas, que será encaminhado aos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional.


No primeiro dia em Timóteo, os geólogos da CPRM estiveram no distrito de Cachoeira do Vale e em alguns bairros, como o Ana Moura. Eles vistoriaram casas e encostas que correm o risco de desabar, e visitarão ainda áreas de risco no Macuco, Alegre, Limoeiro, Recanto Verde e nos bairros da Regional Sul, entre outros.


Os geólogos do governo federal estão avaliando e catalogando as áreas críticas atingidas pelas chuvas, que serão georreferenciados (identificados por GPS) e monitorados. A equipe do CPRM está avaliando, principalmente, os riscos geológicos relacionados com deslizamentos e inundações, para identificar, caracterizar e setorizar áreas de “risco alto” e de “risco muito alto”. Técnicos da Secretaria Municipal de Obras e da Defesa Civil acompanham os trabalhos.

 

 

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Na última sexta-feira (3) foi publicada, no Diário Oficial da União, Portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhecendo a “situação de emergência” decretada pela Prefeitura de Timóteo no final de dezembro. Esse reconhecimento é necessário para que o município receba ajuda federal para assistência às vítimas das chuvas e outras ações emergenciais.


Os recursos para essas ações serão repassados por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, o chamado “Cartão de Desastre”, cuja adesão já foi providenciada pela Prefeitura de Timóteo. O cartão garante agilidade e transparência no repasse dos recursos.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.