28/04/2014 - 12h50
Interdisciplinaridade nas trilhas do Oikós
Secretaria de Educação promove interação das escolas com projeto ambiental da Fundação Aperam

OIKOS8

Os 46 diretores e pedagogos das escolas municipais de Timóteo participaram da capacitação “Interdisciplinaridade nas Trilhas do Oikós”, em evento realizado no dia 10 de abril nas instalações da reserva ambiental da Aperam, localizada no bairro Primavera. O encontro faz parte de um projeto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e o Projeto Oikós, com objetivo de trabalhar com o conteúdo das várias disciplinas envolvendo o espaço da reserva.

“Conhecemos o potencial do Oikós para contextualizar o estudo das disciplinas, como Geografia, Ciências, Matemática, Português, História, Artes e Inglês. Vamos levar nossos alunos da Educação Infantil, anos iniciais e finais da Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos para fazerem a interação da didática com o meio ambiente”, adianta a secretária de Educação, Cecília Maria Siqueira.

A proposta da Secretaria de Educação de Timóteo será desenvolvida em quatro etapas: capacitação de diretores e pedagogos, ocorrida nesse primeiro encontro; capacitação dos professores de todas as áreas; visitas orientadas dos alunos; e apresentação do projeto para o Colegiado Escolar. Iniciado em abril, o projeto será desenvolvido até o mês de novembro.

CAPACITAÇÃO
A capacitação dos professores da rede municipal começou com uma apresentação sobre o Projeto Oikós, feita pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino. Durante o encontro, os profissionais da educação participaram de uma dinâmica com a realização de uma gincana, dividida em quatro grupos de elementos da natureza: Água, Terra, Fogo e Ar.  A dinâmica foi conduzida por técnicas de educação ambiental da Fundação Aperam. O objetivo da gincana era a construção de um ninho. A dinâmica envolveu temas como coletividade, socialização, relacionamento com o outro, trabalho cooperativo, cálculo, disciplinas.

Cerca de 6 mil alunos serão contemplados com o projeto. Na avaliação de todos os diretores e pedagogos, o conteúdo da capacitação foi bom, além disso, a maioria dos participantes considerou aplicáveis as metodologias empregadas na aprendizagem dos alunos.