21/05/2013 - 09h40
Prefeitura inicia trabalhos para mapear APA da Serra

A Prefeitura de Timóteo iniciou conversações com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para uma cooperação técnico científica na elaboração do Plano de Manejo e do Zoneamento Econômico-Ecológico da APA Serra do Timóteo. O objetivo é garantir a correta utilização da área de proteção ambiental sem prejuízos para a expansão urbana e industrial da cidade e sem degradar o importante patrimônio ambiental do município.

A iniciativa atende às solicitações do Ministério Público, com quem o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a regulação do uso da APA. Criada em 2003, a área possui aproximadamente 44 quilômetros quadrados e seu uso ainda não foi regulamentado por um Plano de Manejo. Por esse motivo, a Curadoria de Meio Ambiente do Ministério Público exige que haja diretrizes para o crescimento ordenado na área.

Segundo a Secretaria de Planejamento, a parceria com a Funarbe vai permitir um completo levantamento da área da APA no tocante à sua fauna e flora, hidrografia e clima, ocupação e atividades, bem como o seu uso para habitação, agropecuária e industrial. A parceria vai fornecer dados de geoprocessamento, mapas e fotos, que vão auxiliar na elaboração do Plano de Manejo.

APA

A APA Serra do Timóteo é a maior reserva ambiental do município e abrange as regionais Leste, Sul, Sudoeste, Norte, Sudeste e Nordeste. A área é considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável do município, com foco na expansão industrial e habitacional, além do turismo ecológico.