Timóteo estuda a reativação do ‘Faixa Azul’ em setembro

FAIXA AZULial

O estacionamento rotativo “Faixa Azul” deverá ser reativado em Timóteo a partir de setembro. A previsão foi feita nesta segunda-feira (8), em reunião de dirigentes da Associação Comercial (Aciati), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho da Mulher Empreendedora com o prefeito Keisson Drumond. A medida é uma reivindicação das entidades do comércio como forma de disciplinar o estacionamento de veículos, sobretudo nas ruas e avenidas do Centro Norte da cidade.

O Faixa Azul foi desativado em outubro do ano passado, depois que o Instituto Maçônico de Projetos Sociais (Imac), que administrava o sistema, alegou falta de apoio do poder público e dificuldades para regularizar o estacionamento. A Aciati e a CDL se dispõem a assumir o serviço, em parceria com uma entidade social sem fins lucrativos, e pediram o apoio da PMT para criação de mais vagas e também da Polícia Militar para a fiscalização.

A intenção da Aciati-CDL é implantar o novo sistema de estacionamento rotativo a partir de 1º de setembro. Essa data, porém, depende da conclusão dos estudos que estão sendo feitos pela Prefeitura de Timóteo para intervenções no trânsito em vários pontos da cidade.

“Minimizar o problema da falta de vagas e democratizar o estacionamento de veículos na área comercial do Centro Norte” é a preocupação das entidades do comércio, conforme o presidente da Aciati, Antônio Teixeira Neto, que estava acompanhado de outros 16 diretores. Ele admitiu que os próprios comerciantes, muitas vezes, acabam tirando a vez de os clientes estacionarem seus carros perto dos estabelecimentos, por isso a entidade vai preparar uma campanha educativa que atinja tanto os proprietários de veículos quanto os lojistas.

COMPETITIVIDADE

Keisson Drumond disse que a reativação do Faixa Azul tem o apoio da Prefeitura Municipal, mas que, primeiramente, é preciso oficializar a rescisão com o Instituto Maçônico e buscar, então, uma nova entidade para administrar o sistema. “Para nós não importa a entidade, desde que seja sem fins lucrativos, e que os recursos arrecadados com o Faixa Azul tenham uma destinação específica e transparência total na sua aplicação”, observou.

O prefeito de Timóteo determinou ao setor de Trânsito e Transportes que faça um levantamento das vias que terão Faixa Azul e também um estudo para a criação de novas vagas para estacionamento. “Queremos modernizar o trânsito e tornar a nossa cidade e o nosso comércio mais competitivos, oferecendo mais condições para os consumidores e também para novos empreendedores”, afirmou Keisson.