Prefeitura de Timóteo realiza reuniões para dar início aos Pontos de Entrega Voluntária

A implantação dos PEVs fortalece a coleta seletiva e traz vários outros benefícios
PMT
I009326.jpg
ECO PONTOS

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Planejamento, vem realizando reuniões com profissionais da área de limpeza urbana para discutir demandas do projeto Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Um programa que incentiva a separação adequada do material para reciclagem e sua entrega voluntária.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Timóteo, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati) e a Fundação Banco do Brasil, a implantação dos eco pontos prevê vários benefícios para o município. Além de fortalecer a coleta seletiva, também proporcionará uma economia para o cidadão que aderir à entrega voluntária de materiais recicláveis. 

A Secretaria de Planejamento foi responsável pela elaboração do Plano de Trabalho, projeto arquitetônico dos equipamentos, e cedeu áreas para sua instalação, além de ser responsável pelo recolhimento dos resíduos depositados nos PEVs para destinação à ASCATI. O convênio está inserido no programa de implantação de tecnologia social da Fundação Banco do Brasil. 

Já foram investidos R$ 200 mil, sendo R$ 174.536,13 de recursos da Fundação Banco do Brasil e do BNDES. No total serão construídos 16 eco pontos. 

Economia

A Lei n°3441, de autoria do Executivo, criou o incentivo econômico para o contribuinte que promover a entrega dos resíduos recicláveis gerados nas suas unidades residenciais, comerciais, de serviços e industriais. Parte dos recursos que o município economizar com a coleta seletiva será descontada da taxa de limpeza dos contribuintes que aderirem ao projeto, até o limite máximo de 50%.

 

 

Fonte : PMT

Compartilhe: