A participação popular, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a construção de propostas para o futuro da saúde pública estarão em pauta durante a III Plenária Municipal de Saúde de Timóteo, que será realizada no dia 26 de junho (sexta-feira), das 8h às 17h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT), no bairro Olaria.
Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, a plenária reunirá usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil para discutir propostas que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e para a melhoria dos serviços prestados à população.
Um dos destaques da programação será a entrega simbólica, pelo prefeito de Timóteo, Capitão Vitor Prado, de um veículo Hyundai HB20 destinado ao Conselho Municipal de Saúde. O automóvel foi disponibilizado por meio do Programa Especial de Saúde do Rio Doce (PES Rio Doce), iniciativa vinculada ao Acordo Rio Doce, e reforçará a estrutura de trabalho do Conselho nas atividades de acompanhamento, fiscalização e controle social das políticas públicas de saúde.
O veículo foi entregue ao município durante cerimônia realizada em Mariana, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dentro das ações do Programa Especial de Saúde do Rio Doce, que contempla municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil", o encontro será um espaço de diálogo e participação social, permitindo que diferentes segmentos da sociedade contribuam para a construção de diretrizes e propostas que serão encaminhadas às etapas seguintes de discussão da saúde pública.
A programação contará com a participação da representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nathalia Luiza Penna Santos, assessora de Governança Regional Estratégica, que ministrará a palestra principal do evento, abordando os desafios e perspectivas da saúde pública e os caminhos para o fortalecimento do SUS.
Ao longo do dia, os participantes debaterão seis eixos temáticos: democracia, saúde como direito e soberania nacional; financiamento adequado e sustentável para o SUS; os desafios da saúde diante das emergências climáticas e da justiça socioambiental; modelo de atenção e gestão com foco no cuidado integral; saúde integral das pessoas com deficiência; e saúde integral da população LGBTQIA+.
Além dos debates, a plenária terá a missão de eleger os representantes que defenderão as propostas de Timóteo na Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais. Ao final do encontro, serão eleitos 36 delegados, sendo 12 titulares, 12 primeiros suplentes e 12 segundos suplentes, que representarão o município na etapa estadual, prevista para ocorrer entre os dias 5 e 8 de abril de 2027.
A III Plenária Municipal de Saúde representa uma oportunidade para que a população participe ativamente das discussões sobre os rumos da saúde pública no município, contribuindo com propostas e reflexões que ajudarão a fortalecer o SUS e a garantir um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e acessível para todos.
Timóteo – Todos os direitos reservados
The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.