PMT

CURTA NAS ESCOLASene
Nos últimos meses, tem-se intensificado na mídia, questões de violência e racismo. O país tem assistido cenas de violências em diversos setores da sociedade. Baseando-se nesta questão a Coordenação da Área de Humanas da Secretaria Municipal de Educação, sob a responsabilidade do professor e coordenador Gilmar Pires, realizaram, desde maio, um trabalho diferenciado com os alunos dos anos finais, que abrangem do 6° ao 9° ano.
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cecília Siqueira, a escola também atua na conscientização dos alunos. “O projeto trabalhou temas que os alunos estão vivenciando e acompanhando na mídia. Também temos esse papel: trabalhar em salas de aula temais atuais, com abordagens diferentes justamente para envolver os alunos em diferentes metodologias”, afirma.
Os educandos das escolas participantes Escola Municipal Novo Tempo, Escola Municipal de Timóteo, Escola Municipal Limoeiro e Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado - MAMP, tiveram que criar um curta metragem sobre racismo e violência, com o apoio dos professores de Geografia, História e Ensino Religioso. Os trabalhos selecionados foram enviados para a disputa entre as instituições.
Os finalistas dos sextos e sétimos anos foram "Cultura e Racismo", da Escola Limoeiro; "Jornal MAMP: Contra a discriminação racial e social", da Escola MAMP e a Escola Municipal de Timóteo "Diversidade Étnica: Por que respeitar?". Os finalistas dos anos finais dos 8° e 9° anos, foram a Escola do Limoeiro com o curta "Racismo"; a Escola Novo Tempo entrou na disputa com "Racismo e Preconceito"; e o tema "Preconceito e Discriminação" foi o escolhido pela Escola Municipal de Timóteo.
No último dia 4, os alunos e professores se reuniram no Centro Municipal de Educação Integrada (CMEI), para a apuração do resultado. Os vencedores foram "Diversidade Étnica: Por que respeitar?" e "Preconceito e Discriminação", ambos da Escola Municipal de Timóteo. Os vitoriosos foram premiados com uma tarde de lazer no Sítio Campinho, em Timóteo. A comissão julgadora foi composta por representantes do Departamento de Ensino.
O professor Gilmar felicitou os alunos e afirmou estar satisfeito com a realização do projeto. "Atingimos nosso objetivo. Os alunos se empenharam bastante, se envolveram com os temas e realizaram os trabalhos com brilhantismo. Parabéns aos alunos, professores, pedagogos, direção e todos que colaboraram para o desenvolvimento dos trabalhos".