PMT

Meta da Secretaria de Educação é a construção de uma educação transformadora
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, iniciou o ano letivo nesta quinta-feira (05) com a volta às aulas dos alunos nas 20 escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A abertura do ano letivo foi marcada pela realização da Aula Inaugural, realizada em parceria com o SEBRAE Minas e a Fundação Aperam Acesita na quarta-feira (04), e a abertura das portas das escolas para os cerca de seis mil alunos da rede municipal nesta quinta-feira (05).
No retorno às aulas em todas as escolas, os alunos foram acolhidos pelo corpo docente com muito carinho e alegria, não faltaram abraços e decoração especial de boas-vindas, além do tradicional momento cívico com a apresentação das bandeiras e do hino nacional. O prefeito de Timóteo, Capitão Vítor, e o secretário de Educação, Robson Rodrigues, acompanharam a abertura das atividades na Escola Municipal Limoeiro.
O secretário de Educação ressaltou que a Educação é uma construção coletiva, que depende da participação de toda comunidade escolar: gestores, pais, alunos, educadores e profissionais da educação. “Nossas expectativas são muito positivas para este ano letivo. Trabalharemos para a construção de uma educação pública equitativa, humana e transformadora.
Expectativas
A alegria da volta às aulas estava estampanda nos semblantes dos alunos, que com sorrisos largos ultrapassaram os portões das escolas. Os alunos Luís Davi dos Santos, de 11 anos, e Karen Victoria Rodrigues de Souza, de 13 anos, ambos da Escola Municipal Limoeiro, são exemplos desse entusiasmo.
“Tenho muitas expectativas sobre como será este novo ano na escola, terei professores novos e espero que sejam bons profissionais”, comentou Karen, que cursa o 8º ano. Aluno do 7º ano, Luís Davi destacou a convivência no ambiente escolar. “Eu gosto da escola porque a maioria dos meus amigos conheci aqui. Às vezes, prático esporte e é muito legal”. Em relação às disciplinas, Luís Davi disse ter preferência pelas matérias de matemática, educação física e educação cívica.
Aula inaugural
Cerca de 600 educadores entre professores, pedagogos e gestores escolares participaram da Aula Inaugural do Ano Letivo de 2026, realizada nas dependências da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, no bairro Olaria, na noite de quarta-feira. O evento contou com a presença do prefeito Capitão Vítor, vice-prefeito, Marcelo Martins, da analista de projetos do SEBRAE Minas, Gabriele Deboni, da coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Souza Silva.
A aula magna teve como tema “Gestão Escolar Humanizada: Liderança, Cuidado e Relações que transformam”, tendo como palestrante o professor doutor em Educação Luiz Vicente Ferreira. Com formação multidisciplinar e mais de 30 anos de experiência, Ferreira discorreu sobre gestão escolar humanizada, a implantação da Base Nacional Comum dos Docentes (BNCD) e Inteligência Artificial como instrumento educacional. “Lidar com a Educação é lidar com relações humanas. O papel do educador é ser mediador dessas relações, fazendo a gestão de conflitos e estimulando a aquisição de saberes, competências e formação humana.